Um
trabalho que os alunos da 2001 apresentou a Professora de artes Simone.
Trabalho realizado
pelos alunos: Aline Suellen
Izaervellyn Nascimento
João Victor Coelho
Karina Rodrigues
Michele Maltez
1-Introdução:
Arte
geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem
estética ou comunicat
iva, realizada a
partir da percepção, das emoções e das ideias, com o objetivo de estimular
essas instâncias da consciência e dando um significado único e diferente para
cada obra.
Filosofia
geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem
estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções e das
ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e dando um
significado único e diferente para cada obra.
Cultura é um
conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica
formulada por Edward B. Taylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo
que inclui o conhecimento”, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e
todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da
sociedade.
Indústria é uma
atividade econômica surgida na Primeira Revolução Industrial, no fim do século
XVIII e início do século XIX, na Inglaterra, e que tem por finalidade
transformar matéria-prima em produtos comercializáveis, utilizando para isto
força humana, máquinas e energia.
Mídia designa de
forma genérica, todos meios de comunicação, ou seja, os veículos que sã
utilizados para a divulgação de conteúdos de publicidade e de propaganda.
2-Desenvolvimento:
2.1- Arte na
Indústria Cultural:
A arte esteve, e
ainda está sempre ligada a sensibilidade, imaginação e inspiração do artista na
busca do belo. Expressões de emoções e desejos, e hoje no séc. XX interpretando
e fazendo criticas a realidade social.
Com a Indústria
Cultural a arte passou a ser mercadoria, se antes ela estava ligada a
contemplação, hoje ela está ligada mais ao lucro. Desta forma ela perde a sua
áurea inicial.
A Indústria
cultural desta forma não deve chocar provocar ou fazer o receptor pensar, é
perceptível nos programas a futilidade e a profundidade dos temas tratados.
Desta forma ela foca na inculpação de valores: Basta consumir e divertir. A
manipulação, a formação de opinião, a infantilização e condicionamento de
mentes e a produção cultural do grotesco para a despolitização são os aspectos
trabalhados pela indústria cultural quando há a intenção de uma manipulação
cultural ou política.
2.2- Relação entre
cultura, mídia e indústria cultural:
Um dos pontos mais
problemáticos, hoje, na cultura brasileira é sua relação com a mídia e a
chamada indústria cultural. Estes novos meios, incluindo a internet, assumem no
mundo atual um papel monopolizador do tempo livre e consequentemente da
produção e fruição da cultura. Mas esses meios estão fundamentalmente dirigidos
para o entretenimento e cada vez mais cartelizados ou monopolizados. Este é o
maior gargalo da cultura no pais.
Quanto são os autores,
instituições e até universidades que não conseguem fazer chegar seus livros ao
grande público devido ao bloqueio das editoras/distribuidoras. O setor livreiro
tem crescido enormemente no país, como se pode aferir pelas gigantescas feiras
de livros que se realizam anualmente nas nossas maiores cidades e pelas fusões
de grandes livrarias reduzindo ainda mais as portas ao grande público desses
autores. O fenômeno se repete tanto no milionário setor dos livros didáticos,
como ensaístico e ficcional.
Há uma enorme
produção de curta metragens e vídeos de excelente qualidade, a maioria
financiados pelo Ministério da Cultura e empresas estatais que não conseguem
furar o monopólio dos Multiplex e Cinemarks, não obstante termos que aturar
quase 30 minutos de propaganda de tais redes, da ensurdecedora Dolby, e ainda
os infindáveis “trallers” dos próximos lançamentos.
O mesmo se diga da
popular TV aberta, transformada em púlpitos e sessões de descarrego diuturnos,
e da TV paga, cada vez mais um supermercado de ofertas e leilões. Parte desses
horários ocos poderia ser usada para a divulgação de curtas e vídeos e debates
com a comunidade sobre questões culturais.
Não é diferente o
cenário da musica popular, com o famoso “jabá” nas rádios. A música erudita foi
praticamente banida das mesmas rádios. No setor das artes plásticas, as
galerias chegam a cobrar até 50% das vendas de gravuras, pinturas e esculturas
e confisco de obras se as vendas não atingirem determinado patamar.
De pouco valerá
democratizar o acesso ao financiamento público da cultura, se não conseguirmos
romper estes bloqueios e gargalos. O Plano Nacional de Cultura tem que se
ocupar dessas questões e propor um novo marco regulatório para a mídia e a
indústria cultural. Sem ele acabaremos reduzindo a diversidade cultural do país
pelo afunilamento dos meios de difusão.
Precisamos criar
uma espécie de Sistema S para qualificar e proteger o criador e o pequeno
produtor cultural. Urgente é também a criação de um Conselho Administrativo de
Defesa da Cultura, á semelhança do CADE, capaz de regular e evitar os abusos do
poder econômico no campo da cultura.
A indústria
cultural, segundo Adorno e Horkheimer consiste em “moldar” toda a produção
artística e cultural, de modo que elas assumam os padrões comerciais e que possam
ser facilmente reproduzidas. Dessa forma, as manifestações de arte não são
vistas somente como únicas, extremamente belas, mas principalmente como
“mercadorias”, que incentivam uma reificação (ou transformação em coisa), e a
alienação da arte feita para poucos e carentes de uma visão crítica a respeito.
2.3- Mídia e
Filosofia:
Os meios de
comunicação (a TV, o rádio, os jornais, a internet...) foram ganhando
importância e destaque desde sua criação, mas é possível dizer que, entre eles,
a televisão é o maior e mais consumido meio de comunicação em massa que a
humanidade já viu. Para uma pessoa de hoje é muito difícil imaginar uma casa
com todos os eletrodomésticos necessários – às vezes nem tão necessários – e
que não tenha pelo menos um aparelho televisivo de 14 polegadas; para muitos,
viajar para descansar num lugar sem televisão é um verdadeiro castigo que passa
longe do desejo pessoal.
A nossa casa,
hoje, tem sempre alguém mais; alguém a quem muitas vezes prestamos mais
atenção, ouvimos mais e seguimos conselhos – equivocadamente, em certos casos.
A televisão não é mais um simples aparelho elétrico ligado à tomada, ela passou
a ser alguém em nossa vida.
3- Conclusão:
Esses quatros
temas são de suma importância para a sociedade nos dias de hoje, pois a cada
dia que passa vem crescendo de acordo com a humanidade.
A arte é uma forma
de o ser humano se expressar, já a filosofia estuda os problemas fundamentais
relacionados a sociedade. Indústria Cultural foi um termo criados por
filosóficos sociólogos afim de designar a situação da arte na sociedade
capitalistas.E a mídia são todos os meios de comunicação, veículos, sejam eles
virtuais, digitais, impressos, televisáveis, etc.
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